LIVRETO CELEBRATIVO

TRÍDUO EM HONRA A SÃO PADRE PIO

_________________________

PRIMEIRO DIA


RITOS INICIAIS

Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
℟.: Amém.


VENI CREATOR SPIRITUS

Veni, creator Spiritus,

mentes tuorum visita,

imple superna gratia,

quae tu creasti pectora.


Qui diceris Paraclitus,

altissimi donum Dei,

fons vivus, ignis,

caritas et spiritalis unctio.


Tu septiformis munere,

digitus paternae dexterae;

tu rite promissum Patris

sermone ditans guttura.


Accende lumen sensibus,

infunde amorem cordibus,

infirma nostri corporis,

virtute firmans perpeti.


Hostem repellas longius

pacemque dones protinus;

ductore sic te praevio

vitemus omne noxium.


Per te sciamus da Patrem

noscamus atque Filium,

teque utriusque Spiritum

credamus omni tempore.


Deo Patri sit gloria

et Filio, qui a mortuis

surrexit, ac Paraclito,

in saeculorum saecula.

Amen.


PALAVRAS DO SANTO

(Permaneça junto de Deus)

Leitor.: São Padre Pio hoje nos diz:

Nosso Senhor, quando considerada nossa alma muita imatura, não suficientemente entregue ao seu serviço, se apressa em tirar-lhes às doçuras do passado. Chega até mesmo a tirar-lhe a capacidade de orar, de meditar; é o abismo e as trevas da aridez. O que a alma pensa ser abandono é um dom especial. É a passagem do inteligível para a maturidade contemplativa, à qual não se chega senão purificado.


LITURGIA DA PALAVRA

O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com o incenso e velas, e diz:
℣.: 
O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.

O diácono ou o sacerdote diz:
℣.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 
e, enquanto isso, faz o sinal da cruz sobre o livro e, depois, sobre si mesmo, na fronte, na boca e no peito.
℟.: Glória a vós, Senhor.

Com efeito, o Reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar operários para sua vinha. Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para sua vinha. Cerca da terceira hora, saiu ainda e viu alguns que estavam na praça sem fazer nada. Disse-lhes ele: - Ide também vós para minha vinha e vos darei o justo salário. Eles foram. À sexta hora saiu de novo e igualmente pela nona hora, e fez o mesmo. Finalmente, pela undécima hora, encontrou ainda outros na praça e perguntou-lhes: - Por que estais todo o dia sem fazer nada? Eles responderam: - É porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele, então: - Ide vós também para minha vinha. Ao cair da tarde, o senhor da vinha disse a seu feitor: - Chama os operários e paga-lhes, começando pelos últimos até os primeiros. Vieram aqueles da undécima hora e receberam cada qual um denário. Chegando por sua vez os primeiros, julgavam que haviam de receber mais. Mas só receberam cada qual um denário. Ao receberem, murmuravam contra o pai de família, dizendo: - Os últimos só trabalharam uma hora... e deste-lhes tanto como a nós, que suportamos o peso do dia e do calor. O senhor, porém, observou a um deles: - Meu amigo, não te faço injustiça. Não contrataste comigo um denário? Toma o que é teu e vai-te. Eu quero dar a este último tanto quanto a ti. Ou não me é permitido fazer dos meus bens o que me apraz? Porventura vês com maus olhos que eu seja bom? Assim, pois, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos.

℣.: Palavra da Salvação.

℟.: Glória a vós, Senhor.


REFLEXÃO

ORAÇÃO

Todos.: Senhor, envia à minha alma, que se encontra seca e árida como terra seca e sem água, o orvalho do teu espírito. Fortalece a minha vontade, porque bem sabes que nesta situação em que encontro é difícil rezar. É difícil até mesmo de cumprir os bons propósitos que fiz quando me sentia mais forte. Por isso, hoje decidi estar unido a ti, embora não te sinta como eu te sentia em outros momentos. Mas eu repito? Jesus, eu confio em ti!

Todos.: Amém.


Oração Coroa ao Sagrado Coração de Jesus

1. Ó meu Jesus, que dissestes: “Em verdade vos digo, pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e ser-vos-á dado!” Eis que bato, procuro e peço a graça.

– Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós!

2. Ó meu Jesus, que dissestes: “Em verdade, vos digo, qualquer coisa que pedis ao meu Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá!” Eis que ao Vosso Pai, em Vosso nome, eu vos peço a graça.

– Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós!

3. Ó meu Jesus, que dissestes: “Em verdade, vos digo, passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão!” Eis que, apoiado na infalibilidade das Vossas santas palavras, eu Vos peço a graça.

– Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós!


Pres.: Oh Sagrado Coração de Jesus, a quem uma única coisa é impossível, isto é, a de não ter compaixão dos infelizes, tende piedade de nós, míseros pecadores, e concedei-nos as graças que Vos pedimos por intermédio do Coração Imaculado da Vossa e nossa terna Mãe.


Pres.: São José, pai nutrício do Sagrado Coração de Jesus, 

℟.: Rogai por nós.


RITOS FINAIS

Pres.: Oremos.

Pres.: Deus eterno e todo-poderoso, que destes a São Pio, presbítero, a graça singular de tomar parte na crucificação de vosso Filho, e que por seu ministério renovastes as maravilhas de vossa misericórdia, concedei-nos por sua intercessão que, associados continuamente aos sofrimentos de Cristo, sejamos com alegria conduzidos à glória da ressureição. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filhos, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. 

℟.: Amém.

Postagem Anterior Próxima Postagem