CARTA DE DESPEDIDA DE
DOM GABRIEL CARDEAL MONTEIRO DA
ARQUIDIOCESE METROPOLITANA DE SÃO PAULO

ANO JUBILAR DE 2025
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"
Aos diletos filhos espalhados por todo o nosso território, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
«Com o coração profundamente comovido, venho, por meio desta carta, comunicar formalmente que, tendo sido chamado pelo Santo Padre, o Papa Gregório da divina providência, deixarei, a partir desta data, o ofício de Arcebispo Metropolitano de São Paulo para assumir a missão de Vigário-Geral do Santo Padre para a Diocese de Roma.
Com tamanha responsabilidade, inclino-me à vontade do Sucessor de Pedro, a quem prestei obediência filial desde o início de meu ministério episcopal. Contudo, não posso deixar de registrar o misto de sentimentos que me habita em mim ao me despedir desta amada Arquidiocese, que me acolheu como pastor, irmão e servo.
De modo particular, com gratidão e estima ao presbitério dessa Arquidiocese: ao bispo auxiliar, Dom Pedro Lima, os presbíteros e diáconos, cuja dedicação ao rebanho de Cristo tem sido para mim sinal de esperança e do zelo que sustentam a vida da Igreja. Trabalhamos lado a lado, em tempos favoráveis e de provação, mas buscando sempre seguir a vontade do Senhor e cumprir o objetivo do nosso Apostolado e nosso ministério. A vossa fraternidade, o vosso amor ao povo e o vosso esforço não passaram despercebidos aos olhos de Deus, nem aos meus. A cada um, expresso meu sincero apreço, rogando ao Senhor que vos confirme na missão que continuais a exercer com coragem e fé.
Tive a graça de conhecer de perto as dores e as esperanças desse povo: suas lutas, sua fé, e seus centros, suas complexidades e seu potencial evangelizador. Carrego tudo isso comigo, e desejo levar um pouco de cada um de vós em minha nossa missão, do mesmo modo deixo um pouco de mim nessa Arquidiocese.
Ao partir, confio-vos ao cuidado do Espírito Santo, e peço que continueis unidos, firmes na fé, sustentados pela oração, atentos à Palavra e ao Magistério da Igreja. No tempo oportuno, Sua Eminência, Dom Marco Antônio Cardeal Martins tomará posse dessa Arquidiocese e peço encarecidamente que assim como me acolheram com grande entusiasmo e fé, façam da mesma forma com meu sucessor, e estejam dispostos a colaborar com ele afim de suprir as necessidades dessa Igreja e de render diversos frutos para nossa missão de evangelização.
Confio à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Mãe da Igreja no Brasil, este tempo de transição, e invoco sobre todos a graça do Senhor Ressuscitado, que, ao subir aos Céus, não nos deixou órfãos, mas nos prometeu a força do Espírito e a certeza da sua presença até o fim dos tempos (cf. Mt 28,20).
Dado e Passado em São Paulo, na Cúria Metropolitana, aos dois dias do mês de junho do Ano Jubilar de dois mil e vinte e cinco, sob a proteção de São Paulo.
✠ Gabriel Cardeal Monteiro
Arcebispo Metropolitano