CARTA DE DESPEDIDA DE 
DOM GABRIEL CARDEAL MONTEIRO DA 
ARQUIDIOCESE METROPOLITANA DE SÃO PAULO

ANO JUBILAR DE 2025
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"

Aos diletos filhos espalhados por todo o nosso território, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    «Com o coração profundamente comovido, venho, por meio desta carta, comunicar formalmente que, tendo sido chamado pelo Santo Padre, o Papa Gregório da divina providência, deixarei, a partir desta data, o ofício de Arcebispo Metropolitano de São Paulo para assumir a missão de Vigário-Geral do Santo Padre para a Diocese de Roma.

    Com tamanha responsabilidade, inclino-me à vontade do Sucessor de Pedro, a quem prestei obediência filial desde o início de meu ministério episcopal. Contudo, não posso deixar de registrar o misto de sentimentos que me habita em mim ao me despedir desta amada Arquidiocese, que me acolheu como pastor, irmão e servo.

    De modo particular, com gratidão e estima ao presbitério dessa Arquidiocese: ao bispo auxiliar, Dom Pedro Lima, os presbíteros e diáconos, cuja dedicação ao rebanho de Cristo tem sido para mim sinal de esperança e do zelo que sustentam a vida da Igreja. Trabalhamos lado a lado, em tempos favoráveis e de provação, mas buscando sempre seguir a vontade do Senhor e cumprir o objetivo do nosso Apostolado e nosso ministério. A vossa fraternidade, o vosso amor ao povo e o vosso esforço não passaram despercebidos aos olhos de Deus, nem aos meus. A cada um, expresso meu sincero apreço, rogando ao Senhor que vos confirme na missão que continuais a exercer com coragem e fé.

    Tive a graça de conhecer de perto as dores e as esperanças desse povo: suas lutas, sua fé, e seus centros, suas complexidades e seu potencial evangelizador. Carrego tudo isso comigo, e desejo levar um pouco de cada um de vós em minha nossa missão, do mesmo modo deixo um pouco de mim nessa Arquidiocese.

    Ao partir, confio-vos ao cuidado do Espírito Santo, e peço que continueis unidos, firmes na fé, sustentados pela oração, atentos à Palavra e ao Magistério da Igreja. No tempo oportuno, Sua Eminência, Dom Marco Antônio Cardeal Martins tomará posse dessa Arquidiocese e peço encarecidamente que assim como me acolheram com grande entusiasmo e fé, façam da mesma forma com meu sucessor, e estejam dispostos a colaborar com ele afim de suprir as necessidades dessa Igreja e de render diversos frutos para nossa missão de evangelização.

    Confio à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Mãe da Igreja no Brasil, este tempo de transição, e invoco sobre todos a graça do Senhor Ressuscitado, que, ao subir aos Céus, não nos deixou órfãos, mas nos prometeu a força do Espírito e a certeza da sua presença até o fim dos tempos (cf. Mt 28,20).

Dado e Passado em São Paulo, na Cúria Metropolitana, aos dois dias do mês de junho do Ano Jubilar de dois mil e vinte e cinco, sob a proteção de São Paulo.

Gabriel Cardeal Monteiro 

Arcebispo Metropolitano

Postagem Anterior Próxima Postagem