O cortejo entra em procissão, com o candidato ao ofício acompanhado pelos demais cerimoniários e ministros. O padre aguarda junto ao altar.
EXORTAÇÃO DO PADRE
Pres.: Filho caríssimo, foste chamado para auxiliar na ordem e dignidade do culto divino, garantindo que a liturgia se desenvolva em harmonia e beleza. O ofício de cerimoniário requer espírito de serviço, humildade e profundo conhecimento das sagradas rubricas. Estás disposto a exercer este ministério com diligência e devoção?
Candidato: Sim, estou disposto, com a graça de Deus.
Pres.: Graças a Deus
PROFISSÃO DE COMPROMISSO
O candidato de se ajoelha de frente para o celebrante e faz a sua profissão de compromisso
BÊNÇÃO E ENTREGA DOS PARAMENTOS
O Celebrante abençoa a veste litúrgica do cerimoniário e a entrega ao candidato.
ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO
Pres.: Oremos. Senhor, Deus de bondade, que chamais vossos servos a colaborar na dignidade do vosso culto, abençoeis este vosso filho, para que, sendo diligente no ministério que lhe foi confiado, cresça em santidade e amor. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.
ENTREGA DO LIVRO DAS RÚBRICAS
O padre entrega ao novo cerimoniário o livro das rubricas litúrgicas,
sinal do seu dever de conhecer e aplicar as normas da liturgia.
Pres.: Recebe este livro, para que, guiado pelo conhecimento e pelo amor à Igreja, desempenhes tua missão com prudência e fidelidade.
Candidato: Amém.
AÇÃO DE GRAÇAS E ENVIO
O padre concede a bênção final e o novo cerimoniário é conduzido ao seu lugar para dar continuidade à celebração litúrgica.
℣.: O Senhor esteja convosco.
℣.: Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer’. Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.
Pres.: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
℟.: O amor de Cristo nos uniu.
