LIVRETO CELEBRATIVO
1º DIA DA NOVENA EM HONRA A
SÃO PAULO, APÓSTOLO
PADROEIRO DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO 

Catedral Metropolitana de São Paulo – 13 de janeiro de 2025

Reflexão: A Conversão de São Paulo - O Encontro que Renova

RITOS INICIAIS

CANTO DE ENTRADA

Chegando ao altar e feita a devida reverência, beija-o em sinal de veneração. Em seguida, todos
dirigem-se às cadeiras.

SAUDAÇÃO

Terminado o canto de entrada, toda a assembleia, de pé, faz o sinal da cruz, enquanto o diácono diz:
Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
℟.: Amém.
O diácono, voltado para o povo e abrindo os braços, saúda-o:
Pres.: A graça e a paz daquele que é, que era e que vem, estejam convosco.
℟.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

O diácono ou outro ministro devidamente preparado poderá, em breves palavras, introduzir os fiéis na novena do dia.

Pres.: Queridos irmãos e irmãs, com grande alegria nos reunimos para celebrar esta novena em honra de São Paulo Apóstolo, nosso padroeiro. Neste tempo jubilar, somos chamados a renovar nossa esperança em Cristo, que não decepciona, e a celebrar os cinco anos da Comunidade Católica no Minecraft. Que, inspirados pelo exemplo de São Paulo, possamos viver com coragem e fidelidade nossa missão de anunciar o Evangelho, levando a esperança que renova todas as coisas. Iniciemos nossa celebração com o coração aberto à graça de Deus, confiantes de que Ele nos fortalecerá em nossa caminhada de fé.

EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Pres.: Caríssimos, irmãos e irmãs o senhor se fez pão e vinho entregando-se na cruz para nossa salvação, por seu imenso amor Deus o entregou para tal ato, assim sendo Cristo Redentor de toda humanidade e nosso salvador, Filho unigênito de Deus pai todo poderoso.
O celebrante pega a hóstia grande da teca, coloca no ostensório, se ajoelha, e incensa, e por fim, prossegue:
Pres.: Oremos pelo nosso Santo Padre, o Papa Francisco e no Minecraft, o Papa João Paulo VI.
℟.: O Senhor o guarde e lhe conceda longa vida, torne-o feliz na terra e não o deixe cair sob a ira dos seus inimigos.
Pres.: Tu és Pedro.
℟.: E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.
Pres.: Oremos.
E todos oram em silêncio, por algum tempo. Então o presidente abrindo os braços reza:
Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai propício para o vosso servo o Papa Francisco, e no Minecraft, o Papa João Paulo VI, que constituístes pastor de vossa Igreja. Concedei-lhe, vos suplicamos, a graça de edificar seus súditos com suas palavras e exemplos, a fim de que, com o rebanho que lhe foi confiado, alcance a vida eterna. Por Cristo, Senhor nosso.
℟.: Amém.

Pres.: Oremos por nosso Arcebispo, Dom Victor Gabriel Cardeal Santos e o seu auxiliar Gabriel Monteiro.
℟.: Que eles permaneçam firmes e apascentem o seu rebanho na vossa fortaleza, Senhor, na sublimidade de vosso nome.
Pres.: Tu és sacerdote para sempre.
℟.: Segundo a ordem de Melquisedeque.
Pres.: Oremos.
E todos oram em silêncio, por algum tempo. Então o presidente abrindo os braços reza:
Ó Deus que velais sobre o vosso povo com bonda­de e o conduzis com amor, daí o Espírito de sabedoria e a abundância de vossas graças a vosso servo Dom Victor Gabriel Cardeal Santos, nosso Arcebispo Metropolitano, o seu auxiliar Dom Gabriel Cardeal Monteiro, a quem confiastes o cuidado de nossa direção espiritual, para que eles cumpram fielmente junto de nós os deveres do ministério sacerdotal e receba na eternidade a recompensa de um fiel dispensador. Por Cristo, Senhor nosso.
℟.: Amém.

ORAÇÃO INICIAL DA NOVENA

O presidente assume o seu lugar, em frente ao santíssimo sacramento que está exposto e diz a oração inicial da novena.
Pres.: Oremos.
E todos oram em silêncio, por algum tempo. Então o presidente abrindo os braços reza:
Ó Deus Todo-Poderoso, que pela vossa graça transformastes São Paulo de perseguidor em apóstolo, concedei-nos, pela sua intercessão, a graça de sermos renovados pela esperança que vem de vós. Senhor Jesus Cristo, que chamastes São Paulo ao caminho da conversão, chamai também cada um de nós a vos seguir de todo o coração, transformando nossa vida em um testemunho vivo do vosso amor e misericórdia. Concedei à Comunidade Católica do Minecraft, que neste jubileu celebra 5 anos de missão, ser um sinal de esperança para todos. Que, inspirados pelo exemplo de São Paulo, possamos levar a vossa Palavra a todos os cantos deste mundo virtual e real, construindo pontes de fé e comunhão. Abençoai o Papa João Paulo VI, o nosso arcebispo, Dom Victor Gabriel, e o nosso bispo auxiliar, Dom Gabriel Cardeal Monteiro, para que sejam sempre pastores zelosos, conduzindo o vosso povo pelos caminhos da esperança que não decepciona. Por intercessão de São Paulo Apóstolo, ajudai-nos a viver este jubileu com fé renovada, caridade ardente e esperança constante. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.

REFLEXÃO DO TEMA DO DIA

O presidente, após a oração inicial, no lugar em que se encontra, realiza a reflexão do dia. Em sinal de adoração ao santíssimo sacramento e de veneração aos apóstolos Pedro e Paulo.

O pregador do dia fará a reflexão de acordo com o tema. Após terminar, dirá a breve leitura:
Pres.: No caminho de Damasco, Saulo, o perseguidor dos cristãos, foi transformado por Cristo. A luz divina o cegou fisicamente, mas abriu seus olhos espirituais para uma nova vida. Essa experiência de conversão é um exemplo poderoso de como Deus pode renovar todas as coisas, mesmo em meio às maiores resistências. Hoje, celebrando o Jubileu da Esperança que Renova, somos convidados a refletir sobre a nossa própria conversão. Quais são as áreas da nossa vida que ainda precisam ser transformadas pela luz de Cristo? Assim como São Paulo, devemos deixar para trás o passado e abrir o coração para o futuro que Deus nos oferece, confiantes de que a esperança em Cristo jamais nos decepcionará.

ORAÇÃO À SÃO PAULO

Terminada a reflexão, o presidente fará a oração a São Paulo.
Pres.: Oremos.
E todos oram em silêncio, por algum tempo. Então o presidente abrindo os braços reza:
São Paulo Apóstolo, que fostes renovado pela luz de Cristo, intercedei por nós, para que possamos também experimentar a graça da conversão. Ajudai-nos a abrir o coração à esperança que vem de Deus, especialmente neste jubileu, e a ser sinais vivos dessa esperança em nossas comunidades e no mundo virtual. Rogai por nós, São Paulo, para que sejamos missionários da esperança que renova todas as coisas.
℟.: Amém.

BENÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
 
Neste momento o celebrante incensa o Santíssimo Sacramento, e então é cantado o Tão Sublime.

TÃO SUBLIME SACRAMENTO
ADOREMOS NESTE ALTAR.
POIS O ANTIGO TESTAMENTO
DEU AO NOVO O SEU LUGAR.
VENHA A FÉ, POR SUPLEMENTO
OS SENTIDOS COMPLETAR.
AO ETERNO PAI CANTEMOS E A JESUS, O SALVADOR:
AO ESPÍRITO EXALTEMOS,
 NA TRINDADE ETERNO AMOR; AO DEUS UNO E TRINO DEMOS
A ALEGRIA DO LOUVOR. AMÉM.

Terminado o canto, o presidente diz:
Pres.: Do céu lhes destes o Pão.
℟.: Que contém todo sabor.
O presidente em pé, diz:
Pres.: Oremos.
Deus, que neste admirável Sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão, concedei-nos tal veneração pelos sagrados mistérios do vosso Corpo e do vosso Sangue, que experimentemos sempre em nós a sua eficácia redentora. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos sécu­los.
℟.: Amém.
O sacerdote, em silêncio, se dirige ao altar, tomado o ostensório, abençoa o povo.

Terminada a benção, diz com o povo, as preces:
Pres.: Bendito seja Deus.
Bendito seja o seu Santo Nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja o seu preciosíssimo sangue.
Bendito seja Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja a grande Mãe de Deus Maria Santíssima.
Bendita seja a sua Santa Imaculada Conceição.
Bendita seja a sua gloriosa Assunção.
Bendita seja o nome de Maria Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus nos seus Anjos e nos seus Santos.

Pres.: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no céu; 
℟.: O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos ás nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Pres.: Ave Maria cheia de graça o senhor é convosco, Bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. 
℟.: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Pres.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos.

O celebrante retira a hóstia do ostensório, coloca na teca, e guarda no sacrário ou Capela do Santíssimo Sacramento, enquanto isso se canta.

Tendo retornado, o presidente diz a oração final e concede a benção final.
Pres.: Ao concluirmos mais um dia desta novena em honra de São Paulo Apóstolo, agradeçamos a Deus pelo dom da esperança que renova e fortalece a nossa fé. Que o exemplo de São Paulo nos impulsione a viver nossa missão cristã com coragem, proclamando a Palavra de Deus e testemunhando o amor de Cristo em todas as realidades. Lembremos que estamos vivendo um tempo de graça e renovação espiritual. Que este jubileu traga frutos abundantes para a nossa Arquidiocese de São Paulo e para a Comunidade Católica no Minecraft. 

Em seguida, faz-se a despedida. O presidente, voltado para o povo, abre os braços e diz:

BENÇÃO FINAL

Pres.: Ó glorioso São Paulo, Apóstolo das Nações, escolhido por Cristo para levar a esperança do Evangelho aos confins da terra, nós te invocamos neste tempo jubilar, agradecendo pelos cinco anos da Comunidade Católica e pela renovação que Deus opera em nossas vidas e em nossa Arquidiocese. Com tua conversão, nos ensinaste que nenhum coração está distante demais da graça divina. Com tua pregação, abriste os caminhos da fé para os povos. Com teu martírio, proclamaste que o amor de Cristo supera todo sofrimento e vence até a morte. Intercede por nós junto ao Senhor, para que possamos viver a esperança que não decepciona, proclamando o Evangelho com coragem, perseverança e alegria. Ajuda-nos a renovar nossa fé e a sermos missionários em nossas famílias, comunidades e em toda a cidade de São Paulo.
℟.: São Paulo, guia-nos no caminho da fé viva e da esperança que transforma!

Pres.: Roga ao Senhor, Apóstolo do Cristo Vivo, pelas vocações sacerdotais e religiosas, para que muitos jovens respondam com generosidade ao chamado de Deus. Sustenta nossos sacerdotes e bispos, especialmente nosso arcebispo Dom Victor e nosso auxiliar Dom Gabriel Cardeal Monteiro, para que, com o Papa João Paulo VI, sejam instrumentos de unidade e renovação em nossa Igreja. Ensina-nos, como aprendeste, a colocar toda nossa confiança em Cristo, a fim de que possamos dizer com o coração cheio de fé:
℟.: "Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim" (Gl 2,20).

Pres.: Concede-nos, São Paulo, a graça de renovar a missão evangelizadora de nossa Arquidiocese, para que cada paróquia, cada comunidade e cada fiel se torne um sinal vivo da esperança que vem de Cristo. Que este jubileu da esperança nos fortaleça e nos transforme, para que sejamos portadores de paz, justiça e amor no mundo. E, ao final de nossa peregrinação terrena, que possamos alcançar, como tu, a coroa da justiça prometida pelo Senhor.
℟.: São Paulo, apóstolo da esperança, rogai por nós! Amém.

Pres.: Que a bênção de Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
℟.: Amém.
Então o presidente beija o altar em sinal de veneração, como no início. Feita com os ministros a devida reverência, retira-se.
Postagem Anterior Próxima Postagem