ARCHIDIœCESIS SANCTI PAULI IN BRASILIA
Venerabilis Capitulum Metropolitanum Sancti Pauli
COLENDO CABIDO METROPOLITANO DE SÃO PAULO
_____________

ATA DE INSTALAÇÃO DO COLENDO CABIDO METROPOLITANO DE SÃO PAULO


        Aos 06 dias do mês de dezembro de 2024, às 21h, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, durante a solene celebração eucarística presidida por Dom Victor Gabriel Cardeal Santos, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, deu-se a cerimônia de posse e instalação dos dignitários nomeados para o Colendo Cabido Metropolitano de São Paulo. 

A missa contou com a participação de diversos fiéis, clero e autoridades eclesiásticas. Após a proclamação do Evangelho, seguiu-se a homília, onde o Arcebispo destacou a importância do Cabido na vida litúrgica e pastoral da Arquidiocese, reforçando a responsabilidade dos Cônegos de zelarem pela dignidade e decoro das celebrações na Catedral.

Após o rito de ordenação, deu-se início ao rito de imposição e instalação do Colendo Cabido. Os Reverendíssimos sacerdotes foram chamados à frente do altar, onde, após a benção dos barretes, receberam de Dom Victor Gabriel Cardeal Santos os respectivos barretes e foram instalados em seus ofícios, conforme a seguinte ordem:

Cônego Davi Faria, no ofício de Presidente do Colendo Cabido;
Cônego João Pedro Tomaz, no ofício de Arcipreste do Colendo Cabido;
Cônego Gabriel dos Santos, no ofício de Chante do Colendo Cabido;
Cônego Filipe Lucas, como membro do Colendo Cabido.
A imposição do barrete simbolizou a dignidade e o compromisso dos novos Capitulares em suas respectivas funções. A cerimônia se deu de maneira solene, com a devida reverência e devoção.

Antes da Missa, em um momento reservado, realizou-se a profissão de fé dos dignitários, conforme prevê o Estatuto do Colendo Cabido Metropolitano de São Paulo. Cada Capitular, na presença de Dom Victor Gabriel Cardeal Santos, professou a fé católica, jurou fidelidade à Igreja e ao Arcebispo Metropolitano e comprometeu-se a desempenhar suas funções com zelo e dedicação.

Após a imposição dos barretes e instalação dos dignitários, a celebração eucarística prosseguiu até a sua conclusão, com grande participação do povo de Deus e um ambiente de profunda fé e devoção.

Finda a celebração, a presente ata foi lavrada por mim, Cônego Davi Faria, Presidente do Cabido, e será registrada no Livro de Tombo do Colendo Cabido Metropolitano de São Paulo e nos livros competentes da Cúria Metropolitana.

Dada e assinada na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, aos 06 de dezembro de 2024.

✠ Victor Gabriel Cardeal Santos
Arcebispo Metropolitano de São Paulo

Postagem Anterior Próxima Postagem