DOM VICTOR GABRIEL CARDEAL SANTOS
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI-ÓSTIA
DECANO DO COLÉGIO DE CARDEAIS
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CLERO
ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO PAULO
____________________

CARTA PASTORAL
REAVIVEMOS A ALEGRIA DA MISSÃO
A TODOS OS PADRES, DIÁCONOS, RELIGIOSAS E RELIGOSAS, 
POVO FIEL DE SÃO PAULO.

     «Neste tempo abençoado e desafiador de nossa Arquidiocese, vivemos os primeiros passos de nossa igreja particular e caminhando para celebrarmos com alegria os 4 meses de instalação canônica. Desde então, temos experimentado uma efusão de bênçãos, mas também temos notado uma certa paralisação em nossa caminhada evangelizadora. À medida que crescemos em estrutura e nos fortalecemos, urge uma renovação de nossas forças e um impulso ainda maior para a nossa missão: a de anunciar o Evangelho de Cristo em todos os ambientes, com ânimo renovado e audacioso.

1. O Desafio da Evangelização Virtual

    Estamos em uma era de imensas transformações culturais e tecnológicas, na qual os novos meios de comunicação exigem de nós uma pastoral criativa e ousada. Muitos de vocês já sabem que um dos ambientes mais frequentados por jovens e até adultos nos dias de hoje são as plataformas digitais de interação e entretenimento, como o Minecraft. Esse espaço virtual se tornou um campo fértil para a semeadura do Evangelho, mas exige uma adaptação atenta e diligente.

    São João Paulo II nos recorda: "Não tenham medo das novas tecnologias. Elas são 'dons de Deus' que, corretamente utilizadas, podem servir à difusão do Evangelho." Inspirados por essas palavras, devemos perceber o potencial dessa plataforma para evangelizar, formando verdadeiras comunidades de fé e construindo pontes para aqueles que ainda não conhecem a profundidade do amor de Cristo. Ainda que seja um ambiente virtual, as relações que ali se formam são reais e tocam a vida de muitos.

2. O Despertar da Missão para o Clero e Todo o Povo de Deus

    Queridos sacerdotes e agentes pastorais, é a vocês que, primeiramente, dirijo meu apelo: reanimem o ardor da missão! Nosso chamado é ser presença viva de Cristo onde quer que estejam as pessoas, e os meios virtuais, longe de serem obstáculos, são oportunidades providenciais. Lembremos das palavras do Santo Cura d’Ars, São João Maria Vianney: "Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus, é o maior tesouro que o bom Deus pode conceder a uma paróquia." Que vocês, sacerdotes de nossa Arquidiocese, sejam esses pastores, dedicando-se com amor às ovelhas, inclusive àquelas que pastoreiam em espaços digitais.

    Reconhecemos que muitos enfrentam o cansaço, talvez a frustração de ver esforços sem resposta imediata. No entanto, deixemos que o Espírito Santo nos fortaleça e nos inspire, lembrando que "não estamos sozinhos, mas com Aquele que nos chamou" (1 Ts 5,24).

3. A Comunhão da Igreja em Um Mundo Sem Fronteiras

    Assim como em nossas paróquias físicas, a evangelização nos ambientes virtuais requer o mesmo zelo, paciência e espírito de comunhão. Não se trata de uma evangelização isolada, mas de formar comunidades que reflitam a unidade da Igreja. O Papa Francisco nos lembra que "a Igreja é chamada a ser a casa aberta do Pai... todos podem participar de algum modo da vida e missão da Igreja."

    Nesse sentido, convido os nossos jovens leigos e todos os sacerdotes e diáconos a serem protagonistas deste novo tempo, assumindo a missão de formar laços e promover o Evangelho em nossos espaços virtuais. Que esses locais sejam também templos vivos, onde Cristo se faz presente através do testemunho, da acolhida e da fraternidade.

Conclusão: Um Novo Impulso para a Arquidiocese de São Paulo

    Peço que em cada paróquia e comunidade se faça um tempo de oração e reflexão sobre a missão evangelizadora nos meios digitais. Que sejam elaboradas ações conjuntas, inspiradas pelo Espírito Santo, para tornar nossa Arquidiocese uma referência em evangelização criativa e acolhedora. Deixemo-nos guiar pelo testemunho de Santo Agostinho, que dizia: "Nosso coração está inquieto enquanto não repousa em Deus." Que nossa inquietude pela missão nos conduza ao encontro daqueles que buscam sentido e paz, mesmo em espaços virtuais.

Queridos irmãos e irmãs, sigamos firmes e corajosos, confiando na força do Espírito Santo. Que esta carta pastoral renove nosso ânimo e reacenda em todos nós a alegria de anunciar Cristo!

Ad maiorem Dei gloriam!
Salve Regina!

São Paulo, 28 de outubro de 2024.

In Christo Iesus,

✠ Victor Gabriel Cardeal Santos
Arcebispo Metropolitano de São Paulo

Postagem Anterior Próxima Postagem